quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Exibições e Prêmios em Festivais


 

Esse foi um final de semana atípico, mas com balanço positivo (pelo menos no lado profissional).Dentre alguns problemas de cunho pessoal, mais uma vez a sétima arte veio fazer a diferença na minha vida: dois festivais de curtas com trabalhos meus concorrendo e/ou exibindo ( um deles internacional) e pra fechar com chave de ouro dois curtas premiados

Dollar Baby Film Festival 2017.


Sábado ,  dia 11, o curta " Tudo que você ama lhe será arrebatado" que produzi e codirigi ao lado de Lucas Tomaz Neves foi exibido no festival holandês "Dollar Baby Film Festival 2017", festival esse que já postei sobre ele quando saiu a seleção oficial, mas recapitulando : esse festival rola de dois em dois anos e só passa curtas baseados em contos do Stephen King. A convite do curador o nosso curta entrou pra programação e foi exibido sábado. Foi o décimo festival no CV desse curta, quinto internacional.



Curta Suzano



Já no domingo ,12 de novembro, foi um dia mais ameno e de alegria conflitante : o curta " Ser ou Não Ser" direção do querido Elder Fraga e produção desse que vos fala, juntamente com o já citado "Tudo que você ama lhe será arrebatado" salvaram meu dia ambos sendo premiados dentro do festival Curta Suzano, que rolou de quinta até domngo na cidade de Suzano . Esse festival, em sua primeira edição, me trouxe grande alegria ao aceitar em sua programação 4 curtas produzidos por mim e um quinto onde eu também trabalhei. Desses cinco trabalhos que eu tenho enorme carinho, dois deles saíram premiados : o diretor Elder Fraga ganhou como melhor direção com o curta "Ser ou Não Ser" e o ator Eduardo Tocha foi premiado como melhor ator pela sua atuação no curta "Tudo que você ama lhe será a arrebatado". Incrível demais ver o trabalho de grandes profissionais ser reconhecido e poder partilhar dessa alegria por ser uma obra na qual também trabalhei, onde vi de perto o talento ímpar desses profissionais brilhar e contagiar. Subi ao palco duas vezes representando ambos e agradeci em nome deles. Falta agora agradecer e parabenizar a ambos :
Elder, nossa parceria começou meio que sem querer, quase capengou no meio do caminho (mea culpa) ,mas eu considero um privilégio poder seguir trabalhando ao seu lado ganhando presentes em forma de projetos, assim como foi esse projeto em particular . Meu primeiro Shakespeare. . Curioso que ao rever dentro do festival esse curta eu tive uma nova leitura, mais distanciado do processo e foi algo bom: lembra quando eu lhe apresentei algumas críticas que recebi sobre esse curta? Lembra sua resposta? "Eles conhecem a obra de Shakespeare?" você me perguntou. É Elder, nosso curta experimental Shakespeariano não é pra todos os públicos, temos ciência disso, eu mais do que nunca hoje. Mas o feedback em forma de prêmio hoje é delicioso demais, ver que tocamos pessoas de diferentes formas com essa obra. Podemos sim considera-lo "mais voltado" pra quem conhece a obra do bardo, até porque foi feito por apaixonados pela obra do poeta. Não é por menos que foi seleção oficial em um dos festivais mais importantes que abordam a obra dele, na cidade natal dele, nosso primeiro selinho internacional com esse trabalho. E veio o primeiro prêmio, e prêmio de melhor direção . Feliz por você, Irmão. E humildemente reconheço mais uma vez, em público, que você estava certo em apostar nesse curta como você apostou, acreditar nele como você sempre acreditou. E claro, realiza-lo da forma que você realizou. Parabéns meu velho, você merece.



E Eduardo Tocha, melhor ator.... Du, cara, sem palavras. Passa um filme na cabeça : seleção de atores, ensaios, gravação, receber por você o prêmio em Mairiporã, lhe entregar em mãos na Paulista (e esquecer o certificado rsrsrsrs), o MIS... E rever esse filme dentro do festival também teve uma leitura mais distanciada, onde eu me foquei menos nos pequenos defeitos do nosso curta (rsrsrs) e me permiti me deliciar mais com a obra como um todo. E que foda ver o quão gigante você está no nosso curta. Esse curta é seu irmão, do começo ao fim. Não é pra menos esse segundo prêmio. E não é pra menos o personagem que escrevi para você pro nosso próximo projeto juntos. Gratidão irmão.




E a toda a minha equipe , de ambos os curtas, novamente obrigado. Cinema é colaborativo e nada disso teria sido possível sem vocês.
Equipe "Ser ou Não Ser" , aquele cheiro : Andréia MeloFelipe Ramos Dino Poli Pedro Martinho Edgar Pedro de Souza Luciano Gatti Camila Dos Anjos Carolina Fernandes Elder Fraga.
Equipe "Tudo que você ama..." , beijo na alma : Luiz Luna Lucas Tomás Neves, Guily Machovec Dárida Faggi Silvia Kiefer Bruna Alves Edgard Mancini Fabio Souto Luis Fernando De Almeida Vinicius Sperandio Felipe Vergili Rafael Paiola Samantha Carvalho Eduardo Tocha, Milly Viana Leonardo Horta

 Aproveito ainda o post para divulgar dois outros festivais nacionais onde o curta "Ser ou Não Ser" entrou em seleção oficial : O "Satyrianas - Satyricine 2017" e o " 4º Festival Boca do Inferno".

Satyrianas - Satyricine 2017


Esse festival tradicional de Sampa já rolou, foi exibido no dia 5 de Novembro lá na Praça Rossevelt.E eu tive o grande prazer de estar presente pode assistir na telona esse curta ao lado da minha mulher pela primeira vez. E ter um feedback de quem a gente ama é sempre mais gostoso, não é verdade? E outro curta também selecionado para esse festival foi o "Bloody Boomerang", outra direção do meu querido Elder Fraga, primeiro trabalho nosso juntos (fui Assistente de Produção nesse curta).



4º Festival Boca do Inferno

Já esse festival vai rolar sábado da próxima semana, dia 25. Esse é o 5º Festival para o "Ser ou Não Ser" e entrou na seleção oficial a convite da curadoria .


 Bom, de novidades é isso. Muita coisa boa para um único post rsrsrsrs.

E viva ao cinema nacional
#cinemaindependenteemsampa

Leonardo Granado - Produtor

Nenhum comentário:

Postar um comentário