sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Matéria sobre o curta "Tudo que você ama lhe será arrebatado" em revista Holandesa

Como já foi dito aqui no post anterior, nesse final de semana rolou um dos mais importantes, se não o mais importante, festival que o meu curta "Tudo que você ama lhe será arrebatado" foi exibido até então : o festival holandês "Dollar Baby Film Festival 2017". E porque ele é tão especial? Porque ele é um festival que ocorre de dois e dois anos e só exibe filme baseados em contos do Stephen King. 
 
Se fosse só isso já tava de bom tamanho, poxa, alegria demais o nosso curtinha sendo exibido mais uma vez na Europa a convite da curadoria em um especial que praticamente era nosso publico alvo rsrsrs. Maaaaas, de quebra o curador do festival Danny Paap que também faz parte de um fã clube do Stephen King lá na Holanda nos colocou na revista "King Things", revista digital feita por fãs do Rei. Rolou fotos, divulgação, falando do festival e tal e o mais legal : uma critica feita por ele nas paginas finais. Dai tremi na base , né? Além de ter o trabalho "criticado" ainda por cima o critico faz parte de um fã clube do homem, escreve numa revista especializada na obra do homem. Fo deu. rsrsrsrs. Mas tudo bem, bora lá. 
 

 
 
Saímos na edição de Setembro e só hoje eu tive tempo (leia-se coragem) de sentar e pegar pra traduzir do holandês pro português com ajuda do google tradutor. E não é que foi uma critica super positiva? E nos deram nota 8 :D . O que muito me deixou feliz essa nota, pois algumas paginas atrás eles deram nota 4 para um filme do King dos anos 80 e chamaram de desastre do cinema ( Salem's Lot', aliais discordo da nota, para a época foi um filme mediano, não nota 4 pow). E ao traduzir a critica, qual não foi a minha surpresa com os elogios que ganhamos? Claro que há criticas, pontuais e com respaldo, mas ao terminar de traduzir me senti tão bem. O google tradutor não pode ter errado tanto assim rsrsrsrs. Claro que quem recebeu a maior parte dos elogios foi o nosso querido Eduardo Tocha, protagonista do curta. Mas, sem spoilers, a critica está logo abaixo, só ler:
 
 
Trecho extraído da pagina 34, traduzido do holandês com a ajuda do google tradutor:

"Tudo que você ama lhe será arrebatado.

É uma versão brasileira do conto "Tudo que você ama lhe será arrebatado" .

Nota : 8

Sobre o filme

Alfie Zimmer é um representante de vendas solitário, que viaja muito a trabalho.Por conta dessa rotina corrida, ele adquiriu um habito curioso : copiar em um caderninho grafites de portas e paredes de banheiros por onde ele passa.
 
Alfie está longe de ser feliz e constantemente pensa sobre suicídio.
Sozinho em um quarto de hotel certa noite ele agarra a sua pistola e tenta puxar o gatilho, mas ao pensar na reação das pessoas , caso encontrem seu caderninho de notas, isso impede que ele cometa um ato irreversível.
 
Ele decide deixar com que o destino dite o seu futuro : ele se posta diante de um prédio e passa a contar até 100.
 
Se alguma luz ascender antes dele terminar a contagem, ele então publicará um livro com suas anotações do caderninho. Se nenhuma luz ascender, ele cometerá o suicídio.

Minha opinião

Embora a dupla de diretores Neves / Granado se permitiram algumas licenças poéticas ao adaptar o texto original, eles souberam usam a essência da historia de maneira impressionante.
O ator principal, Tocha, nos entrega um personagem muito convincente de modo que você, telespectador, venha a simpatizar com ele de forma natural.
É interessante ver como ele consegue transmitir a luta interna que Alfie está vivenciando. No conto original King descreve muitos desses pensamentos e sentimentos internos, enquanto Tocha no curta demonstra essa depressão através de movimentos sutis e olhares precisos.
Os outros atores também fazem um ótimo trabalho, mas acabam em segundo plano por conta do habilidoso Tocha.
O filme também possui alguns pontos fracos : o som muitas vezes deixa a desejar. A coloração também as vezes parece desbotada quando poderia ser mais saturada. Por outro lado a cena do suicídio é muito eficaz, onde a combinação de imagens e sons deixa o espectador se sentindo ameaçado.
No cartaz do filme e durante seus segundos iniciais é possível ver que o filme já correu alguns festivais , sendo premiado inclusive. Espero que mais alguns prêmios sejam adicionados a esses.
Para amantes de curtas-metragens não americanos, este é um belo filme com uma historia emocionante e profunda.

Danny Paap"


E foi isso.Eu não poderia estar mais feliz com essa critica. Hoje além de traduzir eu ainda imprimi toda a revista para ter de recordação.
 
De novidade por hora é isso.
 
Abraço

Leonardo Granado - um produtor feliz :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário