sexta-feira, 21 de abril de 2017

Cannes 2017


E pela terceira vez na minha vida eu tenho um trabalho meu sendo exibido durante o Festival International du Film Cannes. E em sua 70ª Edição  estou presente em dose dupla, com dois trabalhos recentes dentro do Short Film Corner.

"Felicidade" é meu o meu novo nome do meio  :D

Já faz mais de um mês que eu sei , mas acabei demorando pra postar sobre isso, tanto que a postagem foi aqui no novo endereço do site e não no antigo. Essa demora se deu graças a Deus por falta de tempo, mas agora eu venho eternizar esse momento e essa minha alegria em palavras.Dois trabalhos dos quais eu tenho muito carinho entraram para o Short Film Corner de Cannes nesse ano, o "Brutalidade", dirigido por Bruno Fai e também o curta "Impenetrável", curta de estreia do Diretor Flávio Moraes.

Falemos um pouco sobre ambos os trabalhos agora :


Brutalidade

Sinopse: Duas mulheres brincam uma com os sentimentos da outra em um jogo onde a humilhação pode ser uma prova de amor.

Esse é um curta o qual eu me envolvi bastante, tanto na pré quanto na pós dele. Tenho um puta carinho nele , esse segundo curta do Diretor Bruno Fai, onde pela segunda vez ele engatou um curta no Short Film Corner de Cannes, a mostra paralela voltada pro mercado. Antes do Bruno eu nem sabia o que era o Short Corner, fazia a mínima ideia do que era até o Brunão me chamar pra gravar com ele seu primeiro curta, o "Closure - Todo Fim". Gravamos na doidera em 2014, processo de 24 horas onde era parte da ídeia roteirizar e produzir do zero em 24 horas. E o "Closure - Todo Fim" é outro trabalho o qual eu tenho um carinho enorme. Daí um tempo depois repetimos a dose com o "Brutalidade", dessa vez com um pouco mais de equipe e menos doidera do que a anterior. E o "Brutalidade" é sim um curta mais maduro do Bruno, vemos um salto na qualidade tanto na direção quanto na captação de som e na fotografia. As atuações também foram melhores trabalhadas, ensaiadas, etc etc. Ficou um trabalho bem legal. Eu trabalhei nesse curta como Assistente de Direção e captei som direto mais uma vez, a exemplo do "Closure - Todo Fim".

Daí o Bruno demorou um pouco pra editar e tal, mas do nada ele me ligou um final de semana e me chamou na casa dele pra terminar de editar , pois ele vai a Cannes esse ano e queria levar o curta. Beleza, bora. Fui, trabalhamos um corte e ele refinou nas proximas duas semanas e inscrevemos. Dai veio a expectativa de ser aceito ou não. E eu tava ainda mais ansioso uma vez que eu tinha outros dois trabalhos inscritos , talvez eu engatasse 3 curtas lá esse ano, o que seria do caralho.

A resposta da aprovação do "Brutalidade" foi a que saiu primeiro.Depois de uma semana veio a resposta positiva do segundo curta inscrito, o "Impenetrável"


Impenetrável

Sinopse: Partindo do conceito de que os sólidos não conseguem se preencher, o filme conta a história de uma Mulher que, dominada por tristeza pela perda da filha e incapaz de ver uma saída para se reconectar com o marido no mundo material, resolve se juntar à filha no plano espiritual/metafísico. Assim, em uma manhã qualquer, depois de seu marido sair para trabalhar mais uma vez, ela tira sua própria vida.
Este suicídio é o ponto de partida para história, que acontece inteira na cabeça do Homem, em uma tentativa de resgatar em sua memória os acontecimentos desta última manhã que tiveram juntos. Ele tenta recordar o que falaram, o que ele poderia ter feito de diferente, o quanto de culpa realmente é sua.


Eu falei um pouco sobre o "Impenetrável" no último post, mas prometi me alongar mais nesse quanto a festivais, comecemos então:

Eu lembro direitinho quando eu fiquei sabendo do Short Corner do "Impenetrável": eu tava numa mesa com dois parceiros meus numa pós reunião, bebendo uma brejas. Beleza. Abro o face e dou de cara com o pôster do "Impenetrável" com o selinho do Short Corner. E eu tinha acabado de falar pra um dos meus parceiros sobre o "Brutalidade", o Luiz Luna, que fez Direção de Fotografia do curta. E ele também trabalhou comigo no "Impenetrável" como Assistente de Fotografia e Câmera. Daí  eu virei pra ele e perguntei "Luna, quantos filmes a gente tá em Cannes esse ano?" , "Um, né?". Minha resposta foi mostrar o celular com o pôster do "Impenetrável" pra ele e depois disso foi só alegria e mais breja. Eu não me aguentei mais e sai comemorando, repostei o post da produtora do "Impenetrável" e falei do "Brutalidade" também, cometendo assim uma gafe, pois o diretor do "Brutalidade" queria esperar alguns dias pra lançar a novidade nas redes sociais. Mas, beleza, me desculpei com ele depois.

Eu realmente fiquei muito feliz aquele dia. E não era pra menos, terceiro ano que algum trabalho meu é aceito no Short Corner, sendo esse ano o segundo consecutivo. A primeira vez que tive essa alegria foi em 2014 com o primeiro curta do Bruno, depois rolou de novo no ano passado com o curta que eu produzi e codirigi "Tudo Que Você Ama Lhe Será Arrebatado". E agora esse ano de 2017 emplacando dois na mesma edição. Engraçado que da primeira vez , em 2014, a alegria foi por ter um selinho internacional no meu currículo, o primeiro. Dai ano passado ao conversar com outro brother que também teve trabalho exibido lá dessa forma eu fui entender a importância e caiu a ficha : por mais que  é voltado pro mercado essa mostra paralela, existe sim um crivo, um puta crivo seletivo. Porque eles dão o selinho deles, que é um dos festivais de cinema mais importantes do mundo. Eu não ter pensado nisso era até um desrespeito com os dois trabalhos prévios que eu tive aceito lá. E realmente, poxa, ano passado inscrevi dois curtas meus, duas produções minhas que tem igual qualidade, mas só uma foi aceita. Esse ano, de 3 trabalhos inscritos, só dois entraram . Realmente há um critério , rigoroso, de seleção mesmo não sendo a mostra oficial. A partir dessa conversa com esse brother eu passei a respeitar ainda mais os trabalhos aceitos lá e hoje dou ainda mais valor a esse selinho Short Film Corner. Não é ainda a oficial e vou sim em busca de um dia ser seleção oficial dela, mas poxa, é um dos mais respeitados festivais de cinema do mundo, no qual eu tenho meu nome no catálogo de 2014 e no de 2016. E o terceiro catálogo no qual meu nome aparece vai se juntar aos outros dois na minha estante assim que o Bruno voltar da Europa. Com dois trabalhos diferentes.

Dá pra entender agora porque meu nome do meio esses dias tem sido "Felicidade" ?    :D

E pra fechar com chave de ouro esse post, vou entregar aquela novidade que fiquei devendo no ultimo post referente ao "Impenetrável" :  pra quem olhou com atenção o pôster provavelmente notou 3 selos nele, o de Cannes que eu já falei no outro post e repeti aqui, o vencedor de Londres que também citei no post anterior, eeeeeeee a novidade que veio logo em seguida da estréia do curta no Matilha Cultural :  Seleção Oficial na Índia, na sua capital Nova Delhi dentro do Festival DADA SAHEB PHALKE FILM FESTIVAL 2017. Todas essas novidades boas referente ao "Impenetrável" em menos de um mês. Cara, eu sinto que esse curta vai longe. E vou postando suas "paradas e escalas" aqui quando isso acontecer.

E por hoje é só.

Abraço.

Leonardo Granado - Produtor

Nenhum comentário:

Postar um comentário