terça-feira, 18 de abril de 2017

Diária de Gravação : Curta-metragem "Tudo Que Você Ama Lhe Será Arrebatado"

Repostando do blog original : http://leonardogranadoprodutor.zip.net/
Postagem original em 24/02/12



 Do conto homônimo de Stephen King, primeiro curta com direção minha  :D


E finalmente, finalmente mesmo, venho aqui falar sobre esse projeto pessoal que eu almejo realizar há anos : adaptar um conto do Stephen King para um curta-metragem, a ser produzido na minha segunda casa, Operahaus!!!!

Tá, sou fã assumido do cara, tenho quase todos os livros dele que saíram em português e mais alguns em inglês também. Mas não é um fan film, não é tietagem e sim vi uma oportunidade única de criar um puta produto audiovisual e ainda por cima trazer um nome de peso pro meu portfólio. O cara, mundialmente famoso por seus livros e adaptações para cinema e TV, autorizou esse que vos fala a adaptar um conto dele. Tudo documentado, tudo assinado bonitinho, bora fazer?
Foi uma pré demorada, onde teve o tramite de autorizar e tal, dai partimos pra adaptação para o roteiro. Dai tá, depois de reler n contos do autor, selecionamos um e eu e meu brother Lucas Neves adaptamos pra um roteiro. Tentamos ser o mais fiel possível a obra original, mas nos permitimos também licenças poéticas e a inserção de uma nova cena e um  novo personagem, que por sinal deu uma nova dinâmica para o conto. Conto esse que é um drama e não um conto de terror, pois quisemos fugir do lugar comum ( O King é mais conhecido por suas historias de terror, mas ele tem dramas belíssimos, vide "Um sonho de Liberdade" e "A espera de um milagre").

Depois disso, bora fazer o doc de visão de diretor, dai veio a surpresa : Lucas ia dirigir, mas me convidou a dirigir com ele já que é um projeto pessoal meu e tal. Eu já estava satisfeito em apenas produzir e roteirizar, mas balancei com o convite do Lucas. E topei. E cara, que experiência gostosa. Deixei a produção mais nas mãos da outra produtora , Samanta Carvalho, e mergulhei de cabeça na direção junto com o Lucas. E que delicia. E que parceria gostosa , cheia de cumplicidade e sintonia. Tinha hora que eu achava que o cara lia a minha mente e já propunha uma mudança que eu já tava pensando antes, eu juro.E ontem, na nossa primeira diária, essa cumplicidade e sintonia apenas se mostrou ainda mais forte.Mas estou me adiantando um pouco, voltemos no tempo pra pré ainda.

Direção de Arte? Dárida, super Dárida, aquela que topou o desafio do "Perto e Profundo" e agora encarou mais esse desafio comigo. Desafio de montar o set dos meus sonhos. E a filha da mãe não é que conseguiu? O personagem principal, Alfie, tem um estranho habito : copiar e fotografar grafites de banheiro. E a Dárida parecia que tinha frequentado banheiros masculinos a vida toda, pois o set ficou lindo demais. Ela, o brother dela Fabinho , Silvia e Bruna, a equipe de arte me deixou nas nuvens quando eu vi aquela banheiro pronto.

Fotografia? Guily Machovec. Diretor / roteirista/ um puta fotografo. Convidei ele na época que finalizávamos o "Perto e Profundo" e ele aceitou, pra minha alegria. E pra auxilia-lo, quem melhor que meu irmão/pai/amigo que eu iria junto até o inferno, Luiz Luna ?

Som, o Binho. O cara só me deu aula de som na Operahaus.Só isso, rsrssrsrs. Assistente de direção, Matheus / Theo / Edgard ( quando ele decidir o nome artístico definitivo eu corrijo aqui rsrsrs), ou seja, a gente tinha a porra do Batman de novo no set!!!!! Produtor de elenco? Fábio Souto. E tudo regido pela produtora Samanta Carvalho.

Dream team, fala sério
E como não falar do achado que foi Eduardo Tocha, nosso protagonista? Fisicamente ele já era alguém que chamava a atenção, no casting ele se destacava, a gente enxergava o Alfie fisicamente nele. E na hora de atuar, sem palavras. Quanta dedicação, quanto empenho, quanta entrega... Surreal ver esse cara se entregando tanto assim. E para acompanha-lo, não podíamos ter atores de menor porte : Leonardo Horta trouxe coisas pra personagem dele que nunca imaginaríamos sem ele, foi outro grande achado. E claro, Milly Vianna, parceira/brother/pau pra toda obra pra fechar essa santíssima trindade que foi nosso elenco, como todo seu carisma e beleza que se equiparam ao seu talento.
E depois de muitos ensaios, ontem finalmente tivemos a primeira diária. E que foda foi entrar naquele set... Eu já sai de casa leve, feliz, realizado. Estar naquele set então, cara, foi surreal. Quando eu vi o que a arte fez, quando eu via os atores em ação, quando eu via o que o Guily tava fazendo com aquela câmera... Cara, sem palavras. Simplesmente a realização de um sonho.Eu nunca tive um projeto que eu me envolvi tanto, que eu almejei tanto, nem o meu bb/ menina dos meus olhos "Perto e Profundo" mexeu tanto assim comigo e olha que eu amo aquele curta. "Tudo que você ama lhe será arrebatado", realização de um sonho. Meu muito obrigado a todos que estão ajudando a tornar real.
Abaixo seguem algumas fotos dessa primeira diária:



A Torre Negra, Arte By Fabinho

 

 Banheiro todo grafitado, cenário dos sonhos, by Dárida Faggi


Leonardo Granado (Diretor), sonhando acordado com seu projeto tão esperado finalmente rolando


Meu brother Lucas Tomaz Neves que dirigiu comigo, nessa foto lapidando o nosso protagonista Eduardo Tocha



 Dois Léos na foto : Leonardo Horta (Ator) e Leonardo Granado (Diretor)


 Parceiro de todas as horas, Guily Machovec (Diretor de Fotografia)


 O querido Edgard Mancini ( Assistente de Direção)


 Nosso protagonista Eduardo Tocha esbanjando simpatia no Set


 O mineirinho Leonardo Horta, puta ator


 A falta que faz um monitor nessas horas...


 Guily Machovec e Leonardo Granado, 3º curta juntos


 Luiz Luna, Assistente de Fotografia/Fotógrafo de Still/Pessoa Iluminada

 
 Silhueta de Eduardo Tocha 


Minha equipe linda, da esquerda pra direita : Dárida Faggi (Diretora de Arte) , Fabinho (Ilustrador), Guily Machovec (Diretor de Fotografia), Lucas Tomaz Neves (Diretor), Leonardo Granado (Diretor e Produtor), Eduardo Tocha (Ator), Leonardo Horta (Ator), Silvia Kiefer (Figurinista), Edgard Mancini (Assistente de Direção), Fábio Rodrigues Torturella (Som Direto), Bruna Alves (Assistente de Arte) e Fábio Souto (Produtor de Elenco).

E por enquanto é isso.E a segunda diária tá quase ai, quase acabando esse sonho e já tô com saudades.

Leonardo Granado - Produtor

Nenhum comentário:

Postar um comentário