terça-feira, 18 de abril de 2017

Trabalhos acadêmicos UMC : 2004 a 2006

Repostando do blog original : http://leonardogranadoprodutor.zip.net/
Postagem original em 02/02/12

Como já dito anteriormente, eu cursei Rádio e TV em duas instituições diferentes: UMC - Universidade de Mogi das Cruzes e Oswaldo Cruz.
Comecei em Mogi e terminei em São Paulo na Oswaldo Cruz.Essa mudança se deu por conta da saída de ótimos professores do curso em Mogi e também pelo boato de que seriamos a última turma a se formar antes do curso fechar.E foi o que realmente aconteceu, o curso fechou e reabriu depois de alguns anos mudando sua carga horária e também seu corpo docente.
Mas fazendo um balanço, muito aprendi na UMC e postarei alguns trabalhos acadêmicos dos quais eu tenho grande carinho e também com os quais eu aprendi algo.
2005

TVLeeZão - Remake de programa de TV da MTV
 
Somento no 2º ano de faculdade, no 2º semestre, foi que começamos a ter contato com equipamentos e vieram os trabalhos práticos.A primeira proposta foi fazer Remakes de programas já existentes.
Meu grupo optou por fazer em TV o remake do programa "TVLeeZão", da MTV, apresentado pela Rita Lee.Foi um trabalho bem interessante, pois tivemos muito trabalho para reproduzir a peça original: encontramos sósias da Rita Lee e também da Marisa Monte, que dava uma entrevista na peça estudada; refizemos o cenário e o figurino e claro, a gravação e edição do mesmo seguindo os moldes do original.Trabalhei na roteirização e produção desse projeto.Tenho muito carinho ao lembrar desse trabalho, porém não tenho copia do mesmo, pois na UMC trabalhavamos com fita analógica e a propria cópia da faculdade foi perdida.

Música e Alegria Kolynos - Remake de programa de rádio

Já para rádio, escolhemos um programa "Música e Alegria Kolynos", apresentado pelo saudoso locutor Estevan Bourroul Sangirardi.Foi outro trabalho inusitado e gostoso de fazer, pois foi meu primeiro contato com rádio onde roteirizei e dirigi.
Abaixo segue esse Remake:


2006

No 3º ano, último que cursei nessa instituição, a proposta acadêmica era produzir episódios piloto de um programa para Rádio e para Televisão.

OOOOOOOO trem bão - programa de rádio

Para o programa de rádio, meu grupo entrou num consenso que deveria ser um programa de comédia no estilo rádio novela, pois dramaturgia dentro da rádia não existe mais (ou se existe pouco é divulgado).Então bolamos um personagem e como iriamos apresenta-lo em um piloto.Ele era um mineiro caipira, caseiro de um sítio que nesse primeira peça radiofõnica decide conhecer a cidade grande.O nome do programa era "OOOOOOOO trem bão".Eu roteirizei, dirigi e ainda emprestei a voz para esse projeto.



E agora? - programa de TV

O programa de TV o meu grupo em uma brainstorm criou o piloto de uma sitcom que mostrava a vida de um taxista muito atrapalhado.O programa se chamava "E agora?" e foi meu primeiro contato com dramaturgia em TV.É muito gratificante lembrar dessa experiência, onde muito aprendi com nossos erros e acertos.Eu roteirizei e produzi.Lembro com carinho o batalhão de dificuldades que tivemos e dentre elas destaco a dificuldades de locações: a igreja que eu consegui autorização para gravar dentro, o supermercado que a Mariana conseguiu, a delegacia e os camburrões de policia que a Flávia conseguiu, o taxi do meu pai que foi cenário também.Bem gostoso lembrar de tudo isso.
Esse é outro trabalho do qual não tenho cópia, pois a única cópia era a minha, mas ao emprestá-la a uma das produtoras a mesma deu um chá de sumiço com a peça. Única "prova" que eu tenho da existência desse trabalho além das fotos são o roteiro original e uma fita de teste de elenco, mas não vejo necessidade de digitalizar essa fita.Prefiro disponibilizar algumas fotos :










O Talismã - programa de TV

Ainda no terceiro ano, participei do mesmo projeto de episódio piloto em um outro grupo de amigos meus, onde carinhosamente eles me colocaram nos créditos como estagiário de produção.A idéia do programa deles era fazer um piloto de programa de adaptações literarias.Não lembro o nome do programa, mas lembro que era a adaptação do conto "A pata do Macaco" e o nome do episódio era "O Talismã".E nesse trabalho eu fui literalmente pau para toda obra, fiquei a disposição do diretor e produção para o que eles pedissem.E de quebra ainda consegui uma atriz para a produção já que a deles deu pra trás na última hora.Se eu encontrar uma cópia desse trabalho e o diretor autorizar, eu coloco aqui na integra.



Infelizmente esse também foi meu último trabalho dentro da UMC.Eu gostava da instituição, gostava das pessoas, mas tive que mudar de faculdade por medo de colocar meu futuro em risco caso continuasse alí.

Leonardo Granado - Produtor

Nenhum comentário:

Postar um comentário