terça-feira, 18 de abril de 2017

Diária de Gravação : Curta-metragem " Quando Você Chega"

Repostando do blog original : http://leonardogranadoprodutor.zip.net/
Postagem original datada em 04/10/13



 Luana Falcão (Atriz)


A Operahaus - Instituto de Cinema, entrou na minha vida do nada e está mudando muito. Conheci o instituto como frequentador de um workshop, mas me encantei pela infraestrutura e proposta da casa, que também ministra cursos de cinema. Não tive duvida, me inscrevi ainda frequentando o workshop.

Entrei no curso de cinema total, onde em  9 semanas com aulas todos os dias a proposta é preparar profissionais do cinema para o mercado brasileiro. E eu, formado em RTV e que cai meio que por acidente no cinema, sentia muita falta de entender melhor a linguagem de cinema. Entender melhor de enquadramentos de cinema, fotografia no cinema, roteiro cinematográfico, etc etc. Tudo isso, academicamente falando, eu conhecia apenas dentro do mundo da TV. E como estou hj fazendo cinema e quero continuar, queria muito me especializar. Nesse ponto o curso caiu como uma luva.

E dentro da proposta desse curso, os alunos gravam 2 curtas-metragens. E o primeiro foi gravado semana passada, dia 26 e 27. E eu tive o prazer de ser o produtor do curta.

Tudo começou umas 3 semanas atrás, onde foi escolhida a equipe para a realização do primeiro curta. Eu me candidatei para o cargo de produção (tesão da minha vida produção) e aconteceu de eu ser o sorteado. E cara, que alegria. Mas chega a ser engraçado, sabe aquele ditado chines "cuidado com o que você deseja" ? Foi bem essa, se realizou. Mas apesar dos pesares, claro que eu amei a experiencia, pois é o que eu amo fazer.

O curta se chama "Quando Você Chega", que fala a historia de um triângulo amoroso lésbico. Pietra está a espera de Clarice para um jantar romântico, porem não consegue se entregar de cabeça a esse romance justamente por não conseguir esquecer sua ex mulher, Sara. Roteiro de Marcus Negrão e Direção de Vinicius Stepanov.

Meu maior problema dentro desse curta foi ter que lidar com aluno que se acha profissional e não profissional na posição de aluno. Por que? Simplesmente porque tive que lidar com pitis, mimimis, gente ameaçando falar com professor quando não tava satisfeito com uma decisão minha, etc etc. Por que isso é problema? Mundo real, se depois de eu muito tentar harmonizar uma equipe ainda não houver um consenso, seria passível desligar a pessoa do projeto. Mas, uma vez preso a contrato de aluno com escola...

Mas isso foram problemas na pré, o problema mais revoltante que eu estava de mãos atadas rolou durante a gravação: MA CO NHA!!!! THC, sim, pow. O que aconteceu? O meu ass de câmera simplesmente no primeiro dia no meio da gravação sumiu. Eu tava quase substituindo o cara, dai ele volta, cheirando a Marihuana. Muitos no set perceberam. E nesse dia, ele ao termino das gravações simplesmente deixou o boletim de câmera jogado num canto e foi embora. E nesse boletim, fiquei sabendo depois do termino do segundo dia, que ele só tinha sete linhas escritas. SETE LINHAS. DE VÁRIOS TAKES. Absurdo demais. Mas, vamos pro segundo dia desse indivíduo:  ele a cada 3 takes mais ou menos, ia saia do sete e ia pra sala de convivência comer um bolinho. Larica? E pra fechar com chave de ouro, depois de discutir com meu Platô, o cara foi embora no meio da gravação. Deu tchau pro diretor e deu área. Não teve boletim de câmera na ultima cena.

Tenso, eu queria matar o cara. E se fosse mundo real, eu tinha desligado do projeto.Mas...

O lado bom, o feedback que eu tiro desse trabalho foi positivo na sua maioria. Eu, acostumado a produções de guerrilha, aprendi e muito ao entender e praticar a forma industrial da bagaça. Foda demais, gostoso demais de fazer. E o lance de eu ter meus vícios de guerrilha atrapalharam sim alguns momentos, mas eu sei onde errei e onde melhorar. E vejo hj o quanto ainda posso melhorar pra cada vez mais eu me fixar na área e um dia poder viver só disso.

Abaixo seguem duas fotos do projeto:



Luana Falcão em cena



Cenografia e fotografia tavam lindas



Luana Falcão e Geisa Dreger



Luana e Geisa 



Prepara



Leonardo Granado (Produtor), Geisa Dreger (Atriz) e Luana Falcão (Atriz)


Após o segundo dia de gravação, desproduzimos o set e tal dai partimos pra bebemorar. E eu não vou esquecer nunca a felicidade que eu vivenciava naquele momento. Foi uma conquista gravar esse curta. Bem meu mesmo. Me identifico com certas coisas no roteiro. Participei desde o começo, dei meu sangue de uma forma que nunca tinha sido necessário antes. Meu curta. Minha criança. Começo de algo novo na minha vida. Que venha o (s) próximo (s)

Leonardo Granado - Produtor

Nenhum comentário:

Postar um comentário