quarta-feira, 19 de abril de 2017

Prêmios e novas seleções oficiais

Repostando do blog original : http://leonardogranadoprodutor.zip.net/
Postagem original em23/12/15





Engraçado como algumas coisas acontecem sem que a gente esperar e acabam sendo momentos inesquecíveis. Um grande exemplo foi justamente  o último dia 04, onde tive o grande prazer de ver dois dos meus "filhos" sendo premiados no mesmo festival, os curtas "Perto e Profundo" e "Tudo que você ama lhe será arrebatado".
Mas antes de entrar nessa premiação, vamos falar de outro festival que veio antes, em Belém do Pará, onde o "Tudo que você ama lhe será arrebatado" obteve sua segunda seleção oficial : o FAB 2015 - Festival de audiovisual de Belém. Esse festival foi outra surpresa boa, onde em sua terceira edição o meu curta "Tudo que você ama lhe será arrebatado" teve sua segunda seleção oficial. Foi gostoso e gratificante mais essa seleção oficial em tão curto espaço de tempo desde a primeira, fora que mais ou menos na mesma semana um cara que assistiu o curta no Festival de Cabo Frio ( vide último post) chegou em mim no Facebook pedindo pra adicionar, dai veio falar que viu o curta no festival e gostou muito e que ainda tinha muita gente que viu também e gostou, a ponto de quererem ler o conto original no qual o curta é baseado. Pow, esse feedback foi uma puta massagem no ego, gostoso demais de receber.





Dai tá, rolou esse festival em Belém também , muito legal , e nele também rolou um feedback positivo :  amigos pessoais do outro diretor do curta, Lucas Tomaz Neves, lá de Belém assistiram ao curta no festival e também deram um feedback superpositivo, curtiram e falaram que quem viu elogiou também. E isso de ter esse feedback dá um gás novo pra gente, dá um animo novo, porque são tantos os festivais que a gente tenta e quando rola uma seleção oficial é aquela felicidade, mas quando elogiam o teor do trabalho é tão gostoso, quase como se ganhássemos algum prêmio.

E falando em prêmio....

O festival Mairicine, da cidade de Mairiporã, foi realmente uma surpresa muito grata pra mim. Pra mim e pra toda a equipe dos dois curtas, o "Perto e Profundo" e o "Tudo que você ama lhe será arrebatado", mas em particular pra mim foi bem especial esse festival. Ter dois curtas meus concorrendo já tava sendo muito foda, mas ter ambos premiados fechou com chave de ouro um ano muito especial pra mim. Foi um ano abençoado, de projetos interessantes tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.E esses três prêmios, cara...


Mas aquela coisa, eu fui sem esperar nada, tava indo só pra vivenciar mais uma vez essa coisa de estar num festival concorrendo, ver outros trabalhos e tal, e claro, ver pela primeira vez no telão ambos os curtas. Era o motivo principal de eu ter ido, pra falar a verdade. Eu ainda não tinha assistido nenhum deles no telão e tava morrendo de vontade de ter esse prazer. E ao ver eles na tela grande, cara, dá uma puta sensação gostosa. Você passa a perceber outras coisas, coisas novas, rever melhor enquadramentos que você ama ( ou odeia) e ver isso do lado do Guily que foi diretor de fotografia de ambos foi bem curioso, pois eu ficava comentando "Cara, amo esse enquadramento" ou "mano, odeio esse enquadramento" rsrsrsrs.

E falando em fotografia, foi a primeira grande surpresa da noite : o curta "Perto e Profundo" foi premiado como melhor fotografia. E é indescritível a felicidade e orgulho que bateu na hora. Foi muito gratificante ver o trabalho único e genial do Guily ser reconhecido dessa maneira. A fotografia realmente é um dos pontos altos do curta, um dos pontos mais elogiados inclusive em outros festivais que sequer nos selecionaram mas em feedbacks por e-mail os curadores sempre fazem questão de elogiar a fotografia. Fora que se fosse pra ganhar algum prêmio eu queria muito que fosse pro "Perto e Profundo", confesso que ainda tava chateado pelo o que aconteceu em Brasília naquele outro festival ( vide post anterior)  e eu queria realmente compensar o Guily como diretor e artista, compensar a equipe também e tal. E aconteceu, esse prêmio veio e fiquei muuuuuuuuito feliz, ver o Guily recebendo o mesmo foi bom demais.


Guily Machovec, nosso Diretor e Diretor de Fotografia recebendo prêmio pela Fotografia do PP


E olha o bonito ai ( o troféu, não o Guily rsrsrs)


Mas dai vieram duas outras graaandes surpresas das quais me tiraram o chão :  melhor atuação e melhor curta!!! O melhor atuação foi upgrade no CV dos dois curtas, ja que tanto a Natália Jorge quanto o Eduardo Tocha estavam disputando o prêmio, pelos trabalhos em 'Perto e Profundo" e "Tudo que você ama lhe será arrebatado", respectivamente. Confesso que mais uma vez torci pelo "Perto e Profundo" porque não só a Naty mandou bem paca, tanto quanto o Edu, mas também ela é uma fofa e ela tava presente. Maaaas, quis Dionísio que a atuação premiada fosse do Edu, no "Tudo que você ama lhe será arrebatado". Claro que fiquei feliz demais, só eu,  o Lucas e o próprio Eduardo sabemos o quão intenso foram os ensaios ,  o crescimento na atuação do Edu a cada ensaio, foi muito foda ver ele atuando, dando vida ao nosso Alfie. E ver todo esse trabalho e talento ser reconhecido, premiado, cara, deu uma puta vontade de chorar. Pena que ele não pode estar presente pra receber, ele merecia ter ouvido aquelas palmas. E dai, na sua ausência, fui chamado ao palco pra representá-lo. E foi quando a terceira surpresa da noite aconteceu : eu curioso e xereta, peguei o premio do Du e olhei pros lados, dai nessa eu vejo os certificados dos outros prêmios. E no topo tava "Melhor Filme - Tudo que você ama lhe será arrebatado". E eu travei na hora.Tipo um mini infarto de um segundo. E os aplausos acabaram e eu tive que falar. Mas antes de eu improvisar o que dizer, pra ganhar tempo ainda olhei pra apresentadora e tive tempo de dar uma sacaneada : "Acho que estraguei a surpresa" e apontei com a cabeça o certificado. Ela riu e eu pude olhar pra platéia e falar sobre a atuação do Eduardo, os ensaios e tal. Voltei pro meu lugar ao lado do Guily e já contei a boa nova.

Ai foi só um filme passando na minha cabeça enquanto não me chamaram pra subir lá de novo. Pude absorver a boa nova, absorver tudo aquilo e literalmente um filminho passava na minha cabeça sobre todo esse longo caminho para não só tirar da cabeça e do papel o "Tudo que você ama lhe será arrebatado", mas toda a minha trajetória no audiovisual, que não tá sendo nada fácil, mas em momentos como esse faz valer toda a pena. Quando eu subi naquele palco de novo eu só pude agradecer, a toda a minha equipe que comprou aquela ideia do curta comigo e todos que viram e gostaram e , claro, os organizadores do evento. Eles me deram uma noite maravilhosa.

Segue abaixo algumas fotos do evento :


 Eu recebendo o prêmio  e sem acreditar direito ainda


 Terceiro discurso da noite e feliz pra caramba. E eu nem tinha notado que eles erram meu nome rsrsrs


 Da esquerda pra direita : Gideone Dutra (curador do evento) Guily Machovec , Natália Jorge e eu, Leonardo Granado

E tem até vídeozinho que fizemos com o celular do momento da entrega do melhor filme:

 


E foi isso, de novidade essas novas seleções oficiais e os 3 primeiros prêmios pra "conta do papa", que venham mais  :D

Leonardo Granado - Produtor.

PS : Desculpa se parece que eu tô contando vantagem, mas dá um orgulho, não dá?



Nenhum comentário:

Postar um comentário