terça-feira, 18 de abril de 2017

Diárias de Gravação: Curta-metragem "Perto e Profundo"

Repostando do blog original : http://leonardogranadoprodutor.zip.net/
Postagem original datada em 25/07/14
 
 
 Guararema, interior de SP

E finalmente, venho falar aqui da minha nova "menina dos olhos", meu novo "bebê", meu curta "Perto e Profundo". Produção minha, direção do meu brother Guily Machovec.

Esse tá sendo o primeiro curta de ex-alunos da Operahaus, que após término do curso se juntaram para fazer novos projetos. A ideia de um grupo de ex-alunos foi minha, onde cheguei nos proprietários da Opera e propus uma parceria. Essa parceria seria eles cederem espaço, nome e material para nós ex-alunos produzirmos alguns projetos pessoais, aos moldes dos dois curtas que os alunos produzem durante o curso. Eles super toparam, adoraram a ideia e o projeto tá indo. O primeiro a ser gravado tá sendo o meu, "Perto e profundo".

O curta é roteiro e direção do Guily Machovec, um cara super gente boa, que eu conheci no workshop da Operahaus ano passado. Ele não foi da minha turma e sim duas depois, mas eu o encontrei na produtora quando tava gravando uma cena extra pro "O ultimato de Liam" e quando vi ele se matriculando logo o convidei a fazer parte do grupo. Deu uns dias depois ele me mandou o roteiro desse curta, o qual eu me apaixonei a segunda vista (admito que eu tive que ler duas vezes para entender, porque tem uma pegada poética e eu tava lendo no tablet na rua, aquele barulhão. Dai respirei, me tranquei no carro, imergi e cara, fucking blowed my mind). É um bom roteiro, uma puta historia, maaaaas cheio de desafios fdps. Quase um pesadelo logístico : trilho de trem, pier, caverna, roda gigante, construção... Mas cara, eu coloquei na cabeça que esse curta ia ser meu e aqui estou eu, depois da gravação da nossa terceira diária.

Eu tive um bom tempo hábil pra produzir ele, foi uma pré longa (uns bons 3 meses), onde o Guily ensaiou nosso elenco exaustivamente e eu pude correr atrás dessas locações. E tá rolando. Pier em Mongaguá com autorização do diretor de turismo da cidade. Caverna no parque ecológico do PETAR, em Iporanga, com autorização da Fundação Florestal.Trilho de trem rolou também, quarto rolou. E o restante tá fluindo, vai rolar. Depois que eu consegui a caverna com pousada de graça para a equipe fiquei mais confiante, beirando o excesso rsrsrsrs.

Equipe foi montada por ex-alunos e 3 convites de profissionais de fora. De ex-aluno temos a diretora de Arte Dárida Mirella Faggi, que por sinal deu até aula na Opera (minha aquisição para equipe da qual mais me orgulho por sinal). Depois, ela convidou Bruna Alves para ser sua assistente. Para minha assistente, convidei Samantha Carvalho, muito gente boa e super profissional (a única aluna que o Steveens - um dos donos da Operahaus- chegou em mim e falou "chama essa menina pra trabalhar no grupo de ex-alunos". Indicação melhor não poderia vir e até então ela tem feito jus ao elogio do sensei.).Edição Victor Ambrosio, grande Vitão. Assistente de direção a super gente boa e competente Gabriela Durlo. E de ex-alunos só. Fora do núcleo Operahaus, fiz o convite para Luiz Luna - parceiro e irmão-  para ser assistente de fotografia do Guily quando perdemos nosso diretor de fotografia e ele teve que assumir o cargo também. Mas, o ex- diretor de fotografia Lucas Kakuda é dono da Brodagem filmes, que virou nossa parceira nesse curta cedendo todo material que estamos usando até então. Outros dois convidados de fora da Opera para esse projeto foram Andréia Mello (2ª fotografa still) e Beto Perocini (operador de áudio), duas pessoas com que eu já tive o prazer de trabalhar em outras ocasiões e fiz questão de chamar quando vi a necessidade. Nada melhor do que trabalhar com quem a gente confia e gosta.

Falemos agora das 3 diárias que já rolaram.

06 de julho .Primeira diária, o Trilho do trem. A DIÁRIA PERFEITA!!!!!

Tudo começou um dia antes, quando eu tava gravando outro projeto com o Luiz Luna, o curta "Brutalidade". Ele tinha estimativa para acabar as 10 da noite, dai tudo bem, dia seguinte eu ia encontrar o pessoal do "Perto e profundo" as 6 da manhã do dia 6. Só que atrasou tudo. As gravações acabaram as 05. Eu e Luiz Luna fomos virados gravar essa diária. Cansados?Muito. Mas pow, foi a diária perfeita. TUDO DEU CERTO.

Não houve atrasos, tava um dia lindo (que só enriqueceu a nossa externa), tudo fluiu direitinho e teve até arco-íris. Na cena. Do nada!!!!!! E as imagens ficaram lindas demais.
Segue abaixo alguns fotos feitas pela Gabi e da super Dárida ( que virou nossa fotografa still nº1 além de diretora de arte, maquiagem e cabelo EEE making of)



Natália Jorge (Atriz)
 

 Natália Jorge (Atriz)


Mais uma da Nat, nossa protagonista
 

 Nosso Diretor Guily Machovec buscando o melhor enquadramento


Acredito que aqui ele achou rsrsrsrs
 

Equipe "Perto e Profundo" da direita para a esquerda : Natália Jorge (Atriz) , Luiz Luna (Assistente de Fotografia), Guily Machovec (Direção) , Leonardo Granado (Produtor), Gabriela Durlo (Assistente de Direção) e Dárida Faggi (Diretora de Arte)
 
19 de julho Segunda diária, o quarto. Outra vez virado de outro trampo.

E mais uma vez eu fui virado de outro trampo. Tava gravando o projeto 24 horas 2ª edição com o Bruno Fai, que começou a meia-noite e ia acabar a meia-noite do 19 pra 20. Mas pelo menos dessa vez não foi surpresa, pelo menos isso. Sim, doideira, mas não tinha como remarcar essas gravações para eu estar 100% nas duas em dias diferente. Com a copa do mundo, agenda da equipe e outros projetos, acabou sendo assim. Eu cogitei n coisas: participar do projeto 24 horas apenas das 13 h em diante, mas cadê a coragem de abrir mão de participar do projeto iniciando, o roteiro nascendo? Não tive. Pensei também em não ir nessa diária do "Perto e profundo", cheguei até a deixar minha assistente pré-avisada que ela ia assumir por mim, mas também não tive coragem de deixar meu "bebê" sozinho. Tá, me sacrifiquei, estive nas duas, dando mais prioridade pro "Perto e profundo" e voltei pro Bruno as 13 horas perdendo apenas os últimos takes dessa diária.

E foi sensacional. Sem palavras mesmo. O Guily e a Gabi pegaram o elenco e fizeram uma imersão com elas num galpão a madrugada inteira (eles também estavam virados, portanto) e dava pra sentir isso, o clima tenso na atuação delas. Eu me senti dentro da cena como nunca me senti antes. Eu sentia o clima realmente tenso dessa cena tão importante pro decorrer da historia. Descontração nos intervalos, claro, nossa equipe tá super entrosada, muito gostoso trabalhar com esse pessoal, mas quando o Guily falava ação, a tensão era algo quase palpável. Muito bom mesmo, outra diária inesquecível.

Abaixo seguem algumas fotos:



Natália Jorge (Atriz)
 

Vitória de Paulo Andrade (Atriz)
 

Gabriella Bavuso (Atriz)


Helena Abdala (Atriz)
 

Vitória Parra (Atriz) sendo dirigida pelo querido Guily Machovec
 

Luiz Luna (Assistente de Fotografia)
 

Ao Fundo Leonardo Granado (Produtor)
 

 Guily Machovec (Diretor e Diretor de Fotografia)


22 de julho .Terceira diária, Pier. O amanhecer mais lindo da minha vida.

Nessa diária, graças a Deus não tive outro projeto dia seguinte ou mesmo dia, como foi das outras duas. Tive tempo de respirar então, o que foi bom.

Fomos para Mongaguá na véspera, dormir na casa de praia da sogra do Guily. Chegamos, jantamos, deitamos cedo porque dia seguinte ia começar cedo. Essa diária foi a primeira que tivemos captação de áudio (as outras não tinham diálogos e o som ambiente não era necessário) e sendo assim, foi quando grande parte da equipe conheceu Beto Perocini, nosso operador de áudio. Recepção super bacana por parte da equipe, foi uma adição muito bem-vinda, entrou no nosso clima rapidinho. Mas "nem tudo são flores" ( a frase que eu mais digo nesse projeto, curiosamente): divididos os quartos entre homens e mulheres eu já comecei a prever o problema que ia rolar. E rolou : ronco. Beto ronca pra caceeeeeeteeeee. rsrsrsrs.Quem disse que o produtor dormiu? Descansei umas duas horinhas, depois desisti. Levantei, fui pro banho, fiquei lendo até umas 04 e acordei a equipe. Mas tudo bem, o áudio ficou bom, ele tá perdoado rsrsrsrs.

Fomos pra plataforma de pesca de Mongaguá, onde fomos super bem recebidos, só elogios temos para todo o staff da prefeitura, em especial para o Professor Chico, diretor de turismo da cidade. Ele foi quem nos tratou bem desde o inicio e quem autorizou nossa gravação. Tivemos o prazer de conhecer o mesmo quando durante a gravação ele conseguiu dar uma passadinha lá. Uma pena a gente não ter tido tempo pra uma foto com ele, fica pra uma próxima.

A cena ia começar a rolar no amanhecer. E cara, que amanhecer. Tempo tava limpo, céu limpinho, e foi o amanhecer mais bonito que eu já vi. O cenário ajudava demais, parecia filme europeu aquele puta pier longo, alto, com as ondas estourando nas colunas de sustentação. E eu tava com amigos. E fazendo o que eu amo. Eu nunca vou esquecer esse amanhecer.

Gravações correram super de boa, novamente sem atrasos , eu fiz o logger também então peguei menos sol que o resto da equipe porque fiquei parte do tempo indoors rsrsrsrs.

segue abaixo algumas fotos, cortesia da nossa super Dárida:


Diretor Guily Machovec fazendo algumas imagens inesquecíveis 
 

Vitória de Paulo Andrade se concentrando
 

Produtor Leonardo Granado curtindo o vizu
 

Assistente de Direção Gabriela Durlo
 

Guily Machovec lapidando a sua atriz
 

Vitória e Nat 
 

A equipe fugindo do Sol : Luiz Luna, Dárida Faggi , Guily Machovec e Gabriela Durlo
 

Uma das poucas fotos que temos do Beto Perocini (Captador de Som) nesse dia e ele nem pra virar pra câmera? Pow Betão
 

Uma das cenas mais bonitas...
 

Diretor prendendo o dedo na claquete
 

Produtor ensinando como não prender o dedo

E isso é tudo por enquanto sobre esse curta. Tem mais 3 diarias, sendo que uma delas vai ser linda visualmente, a da Caverna. Mas quando elas forem rolando eu vou postando.
Até

Leonardo Granado - Produtor

Foto PS (a que vai pro meu mural):



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário